quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ainda sobre portas...

Uma das poucas coisas que fizemos pela obra entre o Natal e Reveillon foi fecharmos o marceneiro e comprarmos as madeiras e metais para as portas.

Uma pequena amostra do mundo de fechaduras que a gente encontra ao parar em qualquer marcenariazinha:



São 4 portas, sendo duas normais e duas de correr e cada uma num tamanho diferente. Pegamos a listagem de materiais com o marceneiro e fomos à Frei Caneca. Fizemos a cotação completa em duas lojas que pareciam ter mais variedade e aceitavam Construcard. Acabamos fechando com a que ficou um pouco mais cara, mas sentimos mais confiança no vendedor, gostamos mais da maçaneta (das portas normais, porque maçaneta pra porta de correr é sempre horrível).

Modelo escolhido para as portas normais, de batente.
No banheiro, a chave é fixa. No quarto a chave é móvel

1o modelo do desenho foi o escolhido pras portas de correr
Igual a esse, só que com as bordas arredondadas


É impressionante como obra é uma caixinha de surpresa com duas regras fixas: tudo vai ser mais caro do que o planejado e tudo vai ser mais demorado e complicado do que o previsto.

Depois de comprado todo material começou a saga para conseguir que o marceneiro fosse fazer o trabalho. O cidadão furou umas 4 vezes até que finalmente foi na quinta e na sexta. Quinta não deu pra ver muita coisa, mas sexta a noite, aí começam os problemas:

- A porta (normal) do banheiro da suite praticamente não cabe no espaço pra ela. Quando a linguinha da fechadura for instalada, ela vai raspar na parede. Mau sinal. Depois de pensarmos em tirar a porta, mexer na parede, ou cortar a porta,  marceneiro deu a idéia de travarmos a porta antes da abertura total, o que, pela angulação a impede de bater na parede. Ao mesmo tempo, com essa solução conseguimos até pensar em colocar uma prateleirinha atrás da porta.

- A porta de correr parece ainda mais distante da parede deixando um vão enorme quando fechada. Sabemos que ainda tem um acabamento que veio junto com o trilho em alumínio branco, mas, mesmo assim vai ficar um espação. O Marceneiro sugeriu uma tirinha de madeira para colocar na porta e aumentar essa vedação, vamos testar.

E lá voltamos nós, sábado de manhã, na Frei Caneca pra comprar esses "acabamentos"de madeira faltantes. E lá se vai mais uma grana e lá vamos nós entulhando o carro com 4 peças de madeira de mais de dois metros de altura e cheias de farpinha.

A última notícia foi o marceneiro também querer cobrar extra dizendo que o valor negociado não incluía a colocação dos rodapés. Mentira. Mini barraco. Mais estresse. Mais dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário